Buscar
  • SMB Advocacia

O QUE FAZER AO RECEBER UMA CITAÇÃO OU INTIMAÇÃO JUDICIAL?


A citação é uma notificação formal enviada para que o interessado tome conhecimento da abertura de um processo, já a intimação é emitida para que a parte tome conhecimento do andamento do processo.

Nelas constam orientações sobre o ato processual em questão, como por exemplo, a necessidade de comparecer a uma audiência ou de apresentar sua defesa.

E se eu não comparecer à audiência? No caso de um processo cível, se o réu não comparece à audiência ou deixa de apresentar sua defesa, o juiz pode presumir verdadeiras as declarações da outra parte e assim, a parte que deixou de apresentar sua versão e suas provas dos fatos pode perder o processo.

Se perder o prazo de defesa ou deixar de comparecer em uma audiência, ainda será possível acompanhar o processo, mas a ação poderá estar em uma etapa mais avançada, inclusive, com o risco de já haver alguma condenação.

Ao receber uma citação ou intimação é muito importante buscar a assessoria de um advogado especializado. Apresentando todas as informações sobre o caso, o profissional poderá providenciar o que for necessário e lhe ajudar a ter uma solução.


Gostou do post? Foi escrito por Mayara Sutil, estagiária de Direito, com orientações de Nelson da Silva Júnior, Advogado especialista em Direito Civil e Processo Civil, inscrito na OAB/PR sob o nº 49.760.

Caso tenha alguma dúvida com relação ao assunto abordado, fique à vontade para escrever um e-mail para nelsonjunior.adv@gmail.com.

LEMBRE-SE: este post tem finalidade apenas informativa. Não substitui uma consulta a um profissional. Converse com seu advogado e veja detalhadamente tudo que é necessário para o seu caso específico.

Curta e Compartilhe nossas publicações para receber mais informações relevantes.

Equipe SMB Advogados & Associados.

WhatsApp (45) 999.992.534 ou fixo (45) 3039-2534

Rua Erechim, n. 1205, sala 02, centro, Cascavel, Paraná, CEP n. 85.812-260.

contato.smb.advogados@gmail.com

9 visualizações0 comentário