Buscar
  • SMB Advocacia

Como saber quanto vou receber de Aposentadoria?


Ao completar os requisitos para se aposentar, o segurado do INSS corre para uma das agências para fazer seu requerimento o mais rápido possível.

Entretanto é recomendável uma análise especializada antes disso, pois existe grandes chances de você receber um valor menor do que teria direito.

A falta de planejamento acaba por prejudicar o segurado, que mesmo tendo contribuído durante toda sua vida para o INSS acaba com um valor de aposentadoria que não é suficiente para se manter e ter uma vida digna.

Na maioria dos casos essa redução pode ser resolvida com um planejamento da aposentadoria.

Diversos fatores são determinantes para definir a aposentadoria de um segurado, alguns deles são:

Vínculo: O vínculo que o segurado tem com o INSS muda completamente o valor da aposentadoria que receberá.

Regimes: Se a pessoa é filiada ao Regime Geral de Previdência Social - INSS, ou a algum Regime Próprio, por exemplo também haverá uma diferença no valor da aposentadoria.

Tempo de Contribuição: O tempo de contribuição afeta diretamente o cálculo do valor da aposentadoria. Existe o mínimo exigido pela lei, e tendo o segurado mais tempo do que o exigido, o valor de sua aposentadoria consequentemente aumentará.

Trabalho em condições especiais: Muitos segurados durante sua vida já trabalharam em condições com insalubridade, ou em atividades perigosas e nocivas à sua saúde, mas não fazem ideia dos seus direitos a contagem de tempo especial, reduzido por exemplo.

Mudanças legislativas: As mudanças legislativas que ocorreram durante os anos trabalhados também podem fazer com que o segurado perca algum benefício a que tenha direito.

E por esse desconhecimento, acabam sendo prejudicados.

Todas essas questões devem ser analisadas de maneira bem criteriosa, e na maioria das vezes ao conceder o benefício o INSS não analisa tão bem, e não verifica todas as possibilidades de aposentadoria que o segurado poderia ter, embora tenha esse dever.

Por exemplo, na apresentação de documentos para requerer a aposentadoria, algum detalhe pode passar despercebido, como vínculo de trabalho com datas erradas, ausência de registro de alguns meses, algumas contribuições, dentre outros fatores.

Ou ainda, o segurado pode ter algum vínculo que foi reconhecido judicialmente, e que não consta nos dados do INSS, e por isso acaba não sendo computado.

O planejamento previdenciário é muito importante! Principalmente nesse período pós reforma, que trouxe novas regras.

A análise de um especialista pode acarretar em um aumento significativo do valor da aposentadoria. Um advogado especialista em Direito Previdenciário é o profissional indicado para o estudo aprofundado e detalhado da vida laboral do segurado. Tal estudo será possível através de análise de documentos, carteiras de trabalho, verificação de trabalhos em condições especiais, cálculos, dentre outros procedimentos, e simulações de diversas aposentadorias possíveis. Assim, após toda análise documental e cálculos, será encontrado o melhor benefício, melhor regra de transição, o melhor momento para requerer a aposentadoria consequentemente um melhor valor.

Por isso, antes de correr para fazer o requerimento de aposentadoria, busque orientação de um advogado de confiança.




Gostou do post? Este artigo foi escrito por Nelson da Silva Junior, Advogado especialista em Direito Civil e Processo Civil, inscrito na OAB/PR sob o nº 49.760.

Caso tenhas alguma dúvida com relação ao assunto abordado, fique à vontade para escrever um e-mail: nelsonjunior.adv@gmail.com

LEMBRE-SE: este post tem finalidade apenas informativa. Não substitui uma consulta a um profissional. Converse com seu advogado e veja detalhadamente tudo que é necessário para o seu caso específico.

Curta e Compartilhe nossas publicações para receber mais informações relevantes.

Equipe SMB Advogados & Associados.

WhatsApp (45) 999.992.534 ou fixo (45) 3039-2534

Rua Erechim, n. 1205, sala 02, centro, Cascavel, Paraná, CEP n. 85.812-260.

contato.smb.advogados@gmail.com

10 visualizações0 comentário

(45) 3039-2534 e

(45) 9.9999-2534 (Atendimento por WhatsApp)

RUA RECIFE, N. 2258, Centro, Cascavel - PR,

CEP N. 85812-260, Brasil.

  • WhatsApp
  • Branca Ícone Instagram

©2019 by SMB ADVOGADOS & ASSOCIADOS - Escritório de Advocacia - Cascavel - Paraná. Proudly created with Wix.com