Buscar
  • SMB Advocacia

Como funciona a Aposentadoria Mista?!



A aposentadoria por idade mista ou híbrida é um benefício que permite somar o tempo em atividade urbana e rural do contribuinte.

Essa modalidade respeita às mesmas regras da aposentadoria por idade, porém com a promulgação da Reforma da Previdência 2019, os requisitos para esses benefícios foram alterados. Vamos conferir: Regras Gerais para aposentadoria:


Para ter direito a aposentadoria por idade mista é necessário que sejam cumpridos dois requisitos: idade mínima e tempo de contribuição. Para as mulheres, o tempo e idade limites são: 62 anos de idade + 15 anos de tempo de contribuição (sendo somados o tempo em atividade urbana e o tempo rural). Já para os homens, as regras são 65 anos de idade + 20 anos de contribuição, somando ambas as atividades também.


No caso de professores, é exigido 25 anos de contribuição e no mínimo, 57 anos de idade caso mulher, e 60 anos de idade, caso seja homem.


Nesse caso, não há diferença se o contribuinte está ou não exercendo atividades rurais no momento em que completa a idade ou apresenta o requerimento administrativo, também não importa o tipo de trabalho predominante, basta que comprove o tempo de contribuição exigido, somando a atividade urbana e rural.


Regra de Transição da Aposentadoria por idade:

Essa regra foi criada para quem já é filiado ao INSS e está próximo de se aposentar.

No caso das mulheres, a idade mínima começará em 60 anos, para quem possui o direito, e contribuiu até a emenda da nova lei, e a partir desse ano, 2020, a idade mínima exigida para as mulheres aumentou em 6 meses por ano, até atingir 62 anos.

Já no caso dos homens, a idade mínima irá manter-se em 65 anos, como já acontece.

Quanto ao tempo de contribuição mínimo exigido, para ambos os sexos será de 15 anos.

Como solicitar:


O benefício pode ser solicitado através do telefone 135 ou pelo MEU INSS (linkar)


O que é “Tempo de Serviço”:


Para ser computado como “tempo de serviço” serão aceitos:


  • Tempo em carteira de trabalho;

  • Contribuição em carnês;

  • Tempo de serviço militar;

  • Tempo rural em regime familiar;

  • Tempo de pescador artesanal;

  • Tempo em atividade especial;

  • Tempo de serviço em outros institutos;

  • Entre outros.


Cálculo de Tempo de Contribuição


Com a Reforma da Previdência, o cálculo do valor da aposentadoria por idade vai utilizar 60% do salário de benefício mais 2% para cada ano que ultrapassar 20 anos de contribuição, no caso dos homens, e que ultrapassar 15 anos para as mulheres.



Se precisar de ajuda, nossa equipe realiza o cálculo e análise detalhada do tempo de contribuição para averiguar a melhor alternativa para a aposentadoria.

Informe-se!


17 visualizações0 comentário